quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Uma cocker spaniel quase vegetariana - Frutas e mimos extras durante a fase da quimioterapia

Hoje lembrei do dia em que Theodora roeu uma espiga de milho cheia de formigas e ficou de carinha inchada, parecendo uma mini rotweiller.
Tadinha. Mas rapidamente a levamos ao veterinário e ficou tudo bem. Theodora adorava milho. Aliás, todo mundo brincava que eu tinha uma cocker spaniel vegetariana.
Entre uma manga e um filé, ela hesitava, olhando para um e para outro, decidindo qual abocanhar primeiro, num impasse supremo que nos fazia rir...
Manga, morango, pepino, hamburger de soja, macarrão, banana, milho, água de côco, cenoura...realmente, este é um cardápio meio inusitado tratando-se de cães.
Gente, minha cachorrinha adorava chá. Pode isso?
E ração que é bom, ela só encarava mesmo por falta de alternativa.
Claro que priorizamos a ração, que é balanceada, mas durante o tratamento do hemangiossarcoma canino, ou seja, durante a tensa fase da quimioterapia, abrimos uma exceção e deixamos a Theodora se esbaldar com pepinos, saladinha de frutas...afinal, alguns mimos extras sempre servem para elevar o moral...
E depois, ainda nesta fase da quimio, acabamos por descobrir a técnica de esconder o comprimido de Genuxal na rodela de banana: Theodora engolia rapidinho, sem nem piscar... e o fato dela gostar de chá também facilitou bastante as coisas, pois, além de hidratar, buscávamos sempre priorizar os chás com ervas medicinais, para o fígado e rins. Sem eliminar a alopatia, usamos a homeopatia como um reforço nesta luta contra uma inevitável futura metástase, que acabou chegando sem cerimônia, mas que retardamos o mais que pudemos.
São tantas lembranças... agora resta a saudade e a certeza de que valeu a pena.
Ainda não consigo falar do dia da derradeira despedida, embora Theodora, neste dia, tenha sido sublime, despedindo-se com um gesto de extrema compreensão, encerrando sua jornada com uma última demonstração de lealdade sem fim...
Realmente, Theodora foi um anjinho que veio alegrar nossas vidas e que agora voltou para sua casa...e o céu deve ter se tornando um lugar muito mais animado desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário