sábado, 5 de dezembro de 2009

Hemangiossarcoma canino - quanto antes detectar, melhor

Hoje estou na casa dos meus pais e, diante do imenso vazio sem a Theodora por perto, me questino: Se tivéssemos detectado antes o câncer, ela ainda estaria aqui?
O hemangiossarcoma é um tumor agressivo e se desenvolve muito rapidamente.
Não sabemos por certo quando tudo começou.
Quando notamos Theodora quietinha, sem comer direito, e a levamos ao veterinário, as suspeitas iniciais eram de que a doença do carrapato pudesse estar se manifestando novamente
 Os exames de sangue chamaram a atenção pela alteração nos leucócitos, mas o veterinário daqui não recomendou um ultrassom e  o tratamento se resumiu a vitaminas e alguns medicamentos.
Quando  levei por fim Theodora  para Campinas, acomodei-me no fato dela estar já medicada e não a levei imediatamente para o outro veterinário - foram cerca de 10 dias até a nova consulta para um segunda opinião.
Esta semanas foram cruciais, uma perda de tempo incrível.
 Felizmente o veterinário de Campinas foi rápido para recuperar o tempo perdido: entre fazer a consulta, o ultrassom, o exame de sangue e realizar a cirurgia, foram menos de 24 horas.
Mas o tempo perdido foi o suficiente para as células cancerígenas se instalarem e meses depois, ressurgirem impiedosamente.
"O livro não mente", me disse o veterinário, abrindo as páginas de um pesado livro de medicina veterinária -
" A sobrevida para casos de hemangiossarcoma,  sem quimoterapia, é de 15 dias. Com quimioterapia, 120 dias em média" .
Eu duvidei do livro e duvidei do médico.
Mas o livro disse a verdade, uma verdade cruel e direta demais e contra qual lutei firmemente.
Theodora foi valente e resistiu bravamente à cirugia e ao tratamento; e não se deixou abater antes dos 120 dias se passarem.
 Mas na última semana, alimentando-se somente por soro, com o fígado comprometido, Theodora não resistiu.
Fiz de tudo para adiar esta partida..
Nos últimos dias, levava-a  duas vezes pro dia à Clinica para tomar soro, preferia ter que ir  e voltar do que deixá-la lá o dia todo, pois sempre acreditei que em casa ela se sentiria melhor, mais protegida e amada.
Foram dias de transtorno, revezamentos, noites em claro, mas todos da família fizeram de tudo para que Theodora se recuperasse...
Mas se o objetivo inicial deste blog era partilhar uma ponta de esperança aos que passam pela mesma situação, o objetivo agora também é dar uma dica: nunca passem muito tempo sem fazer um check up completo em seus cãezinhos.
E mesmo que o veterinário não indique, peçam e  insistam pelo ultrassom anual.
Se ele disser que não parece necessário, mesmo assim insistam  e façam.
Se detectados no início, os tumores são mais facilmente tratados, há mais chance de cura ou pelo menos, de mais tempo de sobrevida com qualidade,pois o tratamento começa mais cedo.
A gente nunca espera que isso aconteça, mas o fato é que pode acontecer.
Portanto, ultrassom pelo menos uma vez por ano é uma forma de protegermos nossos animaizinhos tão amados.
Ultrassom não é garantia de vida, mas é importante.
A perda da nossa Theodora foi um imenso  sofrimento e um imenso aprendizado.

20 comentários:

  1. Hoje dia 13/12/10 - Sinto-me dilacerando...
    Minha cachorra Mel, está com hemagiossarcoma nos olhos, foi operada para retirada do tumor, mas o médico avisou que estava muito enraizado e o tumor voltou severamente em 7 dias, Ele marcou uma nova cirúrgia para amanhã para a retirada do globo ocular, sem garantias de sobrevivência e cura.Percebemos ontem manchas pretas no abdomem que significa hemorragias internas e hoje nós a levaremos para dormir definitivamente. Penso como você, perguntamos tantas vezes ao nosso veterinário o que seria aquela bolinha nos olhos e inúmeras vezes ele disse que não era nada. Quando aconteceu a hemorragia ele simplesmente me deixou esperando duas horas, eu não esperei mais e procurei ajuda em outra cliníca que recomendou a USP lá depois de vários exames tivemos esse horroroso diagnóstico Hemagiossarcoma severo.
    Optamos pela eutanásia por amor a ela, precisamos evitar o sofrimento da Mel que sempre foi nossa alegria. Mas o momento está se aproximando e eu me pergunto será que vou suportar? e nós conseguiríamos ver ela indo embora aos poucos? olho, pedaço da face, mamas...
    Juro que essa decisão está doendo muito, e procuro pensar no que parece melhor pra ela e não pra mim, não pra nós, mas é insuportável.
    Um abraço no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Não me arrependo nem um minuto por ter optado pelo tratamento.São quase 2 anos de beijos e abraços com uma qualidade de vida boa.Foi em uma consulta(março 2011) de rotina que a nossa veterinária percebeu uma massa no baço do Calvin(cocker 15 anos).Fizemos os exames pré operatório e no dia seguinte o Calvin retirou o baço.A biopsia e o raio X revelaram que se tratava de um hemangiossarcoma com metástase no pulmão.Após a cirurgia começamos a fazer a quimio com doxorrubicina mas não pudemos continuar porque o Calvin também é cardiopata e a doxo é cardiotóxica.Depois continuamos a fazer os ciclos de quimio com carbopatina foram quase 18 meses fazendo quimio.Tivemos que parar porque a creatinina do Calvin(julho 2012) estava alta.O Calvin já fazia acupuntura por causa da coluna e depois que decobrimos o cancer começamos a tratá-lo também com ervas chinesas.Tenho certeza que as ervas são importantes no controle do tumor.Agora ele está com 16 anos e 7 meses não tem jeito está velhinho.Ele anda,come,dorme e não tem dor.Acho que a hitória do Calvin prova que é possível dar ao nosso bichinho um final de vida tranquilo e com muito amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cachorra retirou o baço... Não sabemos se houve metastase mas, a veterinária recomendou a quimio. É uma Rottweiller de 6 anos e meio, maravilhosa. É doce, inteligente, obediente e dengosa. Estou com muito medo. Detectei uma massa na barriga dela, ela não tinha nenhuma alteração no hemograma, resolvemos fazer a cirurgia investigativa e nos deparamos com um tumor de 20 cm de diametro no baço que já estava um pouco aumentado. Retiramos tudo, inclusive fizemos a castração para evitar tumores no útero. Mas, agora, o susto, o resultado da biopsia feita através de material colhido do tumor apresentou esse cancer agressivo e mal. Agora estou entre a cruz e a espada. Com medo. As pessoas dizem que ela pode não resistir à quimio e que eu vou estar "judiando" dela. Mas, eu, particularmente acho que preciso fazer de tudo para prevenir diante da possibilidade de haver alguma metastase. É muito difícil isso. Fiquei sabendo hoje e estou estudando o assunto para decidir o que fazer.

      Excluir
    2. Minha cadelinha retirou o tumor e o baço no último dia 25/09. Foi detectado um tumor no baço na última ecografia abdominal.... ela sempre fez eco anualmente. Em seis meses o tumor apareceu e cresceu 7 cm. A cirurgia para a retitrada do baço foi feita de emergência. Meu mundo caiu quando recebi a notícia de que era um tumor agressivo, um hemangiossarcoma. Fui pra internet ler mais sobre isso e cada vez mais me apavorei, chorei muito , me desesperei, o medo de perdê-la é enorme....Estamos esperando o resultado final da biópsia do tumor . Ontem ela começou o tratamento com acupuntura e fitoterápicos. Ela está bem, já retirou os pontos da cirurgia e estou cheia de esperanças que conseguiremos vencer essa luta. Ainda não começou a quimio. Ler o depoimento da Adrienne Fornazieri, me enche de esperanças....

      Excluir
    3. Olá Adrienne. Por favor gostaria de saber quais são as ervas chinesas que você usou no Calvin. Meu filhote tirou um hemangiosarcoma esplênico e começamos a químio com a doxorrubicina e a ciclofosfamida. É um protocolo bem agressivo. Penso na possibilidade de terapias alternativas pra ajuda-lo a não ficar prostrado e não sofrer com os efeitos colaterais. Por isso perguntei das ervas. Apesar do medo estou esperançosa. Obrigada.

      Excluir
    4. Olá Adrienne. Por favor gostaria de saber quais são as ervas chinesas que você usou no Calvin. Meu filhote tirou um hemangiosarcoma esplênico e começamos a químio com a doxorrubicina e a ciclofosfamida. É um protocolo bem agressivo. Penso na possibilidade de terapias alternativas pra ajuda-lo a não ficar prostrado e não sofrer com os efeitos colaterais. Por isso perguntei das ervas. Apesar do medo estou esperançosa. Obrigada.

      Excluir
    5. Descupe-me so vi sua pergunta agora.
      Tratamos o Calvin com o gui pi tang,Max formula e wie qi booster.As 2 ultimas so tem nos EUA tem que pedir para alguem trazer.
      A melhor opcao seria consultar a veterinaria que faz acupuntura.
      Espero ter ajudado.
      Melhoras

      Excluir
    6. Adrienne boa noite, por favor me indique o local onde ou como conseguiu realizar o tratamento com as ervas chinesas, estamos perdidos e nosso cachorrinho boxer ainda está forte porem essa doença debilita rápido, muito obrigado

      Excluir
  3. Estou lendo os depoimentos acima e estou em lágrimas. Meu Cheisy está com esse maldito câncer. Sempre foi um cachorro muito bom e saudável. Chegávamos em casa e ele vinha nos receber com suas uivadinhas. Ele é um Husky Siberiano, e acredito que detectamos o tumor tarde de mais. Ele começou a parar de comer do nada, ai achamos que ele estava sem vontade de comer pois, ele as vezes fazia disso. Porém, o lado direito da bochecha dele começou a crescer aos poucos, ai meu namorado falou para procurarmos o veterinário pois aquilo estava crescendo cada vez mais. Resumindo, levamos à clínica e eles o operaram. Ficamos muito felizes em saber que ele passou com sucesso pela cirurgia, pois como ele estava com 14 anos corríamos o risco de que ele não sobrevivesse. Mas graças a Deus deu tudo certo, porém depois de alguns dias a boca dele começou a inchar novamente, foi ai que identificamos que o tumor voltará a crescer. Foi ai que ele começou a definhar de novo. Parou de comer, está fraco, raquítico, e o tumor crescendo e crescendo cada vez mais. Liguei na clínica em que ele foi operado, e me disseram que não adiantará operar outra vez, já que, irá nascer outro, e outro, e sabe lá Deus quantos mais. Minha irmã quer sacrificar ele, pois diz que ele está sofrendo de mais, está sem comer direito, magro, magro, se alimentando por seringas, com comida batida no liquidificador e sem conseguir se levantar. Eu não sei o que fazer, sei que mais dia menos dia terei que encarar que ele não vai estar mais respirando quando eu for conferir, mas ao mesmo tempo eu penso, que direito tenho eu de tirar a vida do meu Tinho??? E se eu não o fizer dormir para sempre, que direito eu tenho de deixá-lo vivo e sofrendo???.... Não sei o que fazer, as duas possibilidades me cortam o coração, e fico aqui, de um lado pro outro chorando pelos cantos, pedindo a Deus que me de forças e uma luz para que eu realmente faça a coisa certa sem me arrepender depois, e principalmente, sem ter que fazer ele sofrer ainda mais....
    me desculpem o desabafo, mas é que estou sofrendo muito com tudo isso, e não sei o que fazer.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline te entendo.
      Mas sei que você ama seu 4 patas não deixe que ele sofra.tenho uma SRD com mistura de Rusk retirou o baço por hemangiossarcoma, optei por não fazer químio.
      Estou dando comida e biscoitos caseiros e muito amor.
      E por mais duro que seja se tiver que levá-la para uma eutanásia o farei e ficarei ao seu lado.

      Excluir
    2. No dia 30 de outubro fez 1 ano que Luna SRD retirou o baço por hemangiossarcoma.Não fiz quimioterapia ,optei por muito amor comida caseira.Estava super bem,até que na madrugada do dia 21 de novembro teve uma hemorragia interna e realizamos a eutanasia.Foi muito dificil,deixou um vazio imenso,mas desde que a adotei em 2010 com mais de 1 ano foi muito feliz.E pudemos dar-lhe uma morte digna sem dor e sofrimento.Eu penso que é melhor não sofrer.

      Excluir
  4. Por favor qual é o medicamento chines? Minha cachorrinha tirou o baço ha quinze dias e deu esse diagnostico.
    Por favor passe o nome e contato pra adquirir. Seria um fungo pisto na água e esta tomada todos os dias?

    ResponderExcluir
  5. Por favor qual é o medicamento chines? Minha cachorrinha tirou o baço ha quinze dias e deu esse diagnostico.
    Por favor passe o nome e contato pra adquirir. Seria um fungo pisto na água e esta tomada todos os dias?

    ResponderExcluir
  6. Minha cachorrinha Tetê retirou o baço, com o tumor rompido, numa cirurgia de risco bem sucedida em 05/03, fez quatro sessões de quimoterapia e está bem 07 meses depois, exceto por duas convulsoes de origem ainda não conhecida . Ela toma Gerioox há bastante tempo e após a quimio toma Previcox 227 e omeprazol canino. Nem parece estar doente. A mãe dela morreu com este mesmo tumor, mas estava sendo tratada para a doença do carrapato. Descobrimos tarde demais. Escrevo isso para animar as pessoas que receberam um diagnóstico de hemangiosarcoma para o seu cão, porque o que li na internet me deixou apavorada.

    ResponderExcluir
  7. Minha Dalila se foi com 13 anos de idade no dia 23 de setembro de 2016 😞. Depois de um dia após a cirurgia p retirar esse tumor no fígado com 11 cm. 4 dias antes, ao fazer os exames de rotina e também pq estava a 2 dias sem fazer coco. Ela desmaiou (isso nunca aconteceu), conseguiram salvar e já foi p clínica, resultado dos exames saiu. Em 5 meses apareceu esse tumor.
    Agora sua história. Março de 2013, seu irmão Sansão se foi, do nada. comecei a fazer exames na Dalila. câncer diagnosticado na pata. Cirurgia p retirar o tumor e por precaução quimioterapia. após 3 meses outro tumor, só w esse era esse tumor 😞. Retirou o baço e quimioterapia, exames completo de 3 em 3 medes e quimioterapia 1 vez por mês. Durante todo esse tempo, ela ficou super bem, dormia na quimioterapia e não teve reação grave. Janeiro de 2015, como estava bem, ia fazer limpeza tártaro e retirar uma pinta, por segurança. e....pa.... Mais uma paulada...Como ia precisar ser anestesiada fez eletro e descobriu um tumor perto do coração. Não sei se era metástase ou não. quimioterapia diferente. E água de coco (faz bem p coração e baixa a adrenalina), Nesse tempo até setembro de 2016, Dalila ótima, não sabia q tinha esse tumor e nem q já tinha 13 anos. O resto vcs já sabem. Falo isso pq qdo retirou o baço em 2013, disseram q ela teria uns 3 ou 6 meses de vida. Que o q deveria ser feito, era dar uma boa qualidade de vida. Demos muito mais do que isso, ela ficou comigo por mais de 3 anos, mas o mais importante é q todo esse tempo, ela ficou ótima. acho q Deus resolveu poupar ela do q esses mais uns 5 dias poderia sofrer. tentei a cirurgia, pq desde o último exame, esse tumor cresceu muito rápido. Se tivesse 1% de chance de retirar esse tumor e ela viver mais algum tempo, bem...eu iria tentar. E tentamos, 😞 mas acho q ela se deu conta de q tinha 13 anos e se foi 😞. Metade de mim se foi com ela. O q quero dizer é q acreditem sempre, mas pensem sempre neles, no q for melhor para eles. se alguém quiser mais informação meu email; nasandovsl29@hitmsil.com fiquem bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu errado meu email: nasandoval29@hotmail.com . Completando, ela fez a cirurgia, retirou o tumor grande (q veio o resultado dele hoje), mas tinha outros pequenos. ela se foi no dia seguinte da cirurgia 😞 e minha dor é enorme. Podemos fazer tudo, mas sempre vamos achar q fizemos pouco. Mesmo sabendo q a gente deu nosso melhor 😘💜

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Meu pastor de 6 anos se foi de repente. Não apresentava nenhum sinal de estar doente. Esse hemangiosarcoma é silencioso e rápido. Eu cuido de cães abandonados há 30 anos e nunca tinha visto algo assim. A única coisa que diminui meu sofrimento é saber que ele não sofreu, apenas dormiu e não acordou mais. Já se passaram 2 meses e eu estou me recuperando lentamente. Apesar de ainda ter outros 8, cada um é um anjo diferente.

    ResponderExcluir
  10. Meu beagle de 12 anos teve em maio desse ano esse hemangiossarcoma e fez a retirada do baço rompido numa cirurgia de emergência. Se recuperou super bem, mas no mês seguinte na semana anterior a quimio teve nistagmo e anemia.

    Quando conseguiu fazer teve 15 dias depois outra anemia e mais nistagmo... e esse mês de julho foi internado com uma anemia gravíssima e recebeu transfusão, mas no dia seguinte teve hemorragia e foi retirado 1L de sangue, sua bioquímica estava toda alterada e o fígado também (provavelmente metástase)...
    Optei pela eutanásia pois todos me falaram que a alternativa seria uma vida baseada em transfusão, drenagem de sangue, anemia e transfusão de líquidos.... E ele não merecia esse sofrimento, pois mesmo com medicamentos de dor, ele contraía a barriga de dor e já aparentava uma expressão de sofrimento... Uma parte enorme de mim se foi com ele...

    ResponderExcluir
  11. Perdi minha cachorrinha Pink para esse câncer,à 9 dias.Foi um pesadelo que durou pouco mais de 1 mês,tamanha rapidez que essa doença se desenvolve,mesmo tendo sido retirado 2 tumores através de cirurgia.Era horrivel a cada dia descobrir novos tumores,inicio de hemorragia interna em varios lugares... E na ultima semana,em questão de horas,a situacao dela se agravava rapidamente.O que me consola,é o fato dela não ter agonizado com dores,e teve uma partida rápida.Mas mesmo assim a tristeza e a dor por ela ter passado por tudo isso é enorme.É um vazio que aumenta a cada dia.

    ResponderExcluir