quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Theodora, uma cocker spaniel em nossas vidas

Lembro do dia em que Theodora chegou em casa, cabia numa caixinha de sapatos.
Comprei-lhe um moleton azul de filhote de poodle, mas ela era tão pequenina que conseguia passar pela gola.
Quando decidimos, minha irmã e eu,  comprar um cachorro, queriamos um de porte médio que pudesse ficar  bem  mesmo morando em um apartamento.
Após muita pesquisa, optamos pela raça cocker spaniel inglês. Lemos tudo que havia sobre a raça e visitamos vários canis, pet shops, criadores.
Foram meses de uma exagerada e criteriosa busca pelo cachorro perfeito.
Conhecemos então a Dona Regina, cuja cachorrinha Edoarda havia dado cria. Com um pedigree digno de nota, Edoarda era uma cocker calma  e linda. Fomos visitá-la, por indicação da loja de animais.
Notei a mesa de centro da sala, baixinha, cheia de livros e cristais, tudo em perfeita ordem. Nenhum sinal de travessura canina.
Dona Regina explicou: Edoarda morava no apartamento e era comportadíssima e calmíssima, mas quando ia para  a fazenda se esbaldava, rolava  na grama, na lama, corria atrás das galinhas...
Era justamente o que queríamos, um cachorrinho que se comportasse bem dentro de casa, mas, ao ar livre, fosse animado, esperto, companheiro de brincadeiras!
A ninhada tinha vários cachorrinhos, todos lindos.
Dona Regina mostrou as feições da cabeça dos filhotes, orgulhosa da perfeição e da linhagem dos pequeninos. O cocker tem um determinado formato desejado para a  cabeça, como a forma  de um ovo no cocoruto.
Enquanto conversávamos no quarto de empregadas, onde estava a ninhada,  uma filhotinha saiu dali a aventurou-se sem medo pela lavanderia afora, desbravando o espaço com curiosidade.
Era preta, com sobrancelhas castanhas - uma black and tan com carinha de brava e pelos muitos macios.
Tive certeza: era ela. Tinha que ser ela.
 Destemida, corajosa, esperta e  linda.
Dona Regina  a havia batizado de Bárbara, pois o nome traduzia  o que ela era:  barbaramente bonita.
Mas eu já havia escolhido seu novo nome, e que combinava perfeitamente com esta cocker que seria nossa grande amiga por mais de 10 anos : Theodora, a filha da Edoarda com o Beethoven.
Theodora, a  cocker spaniel mais leal e valente que o mundo já viu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário